top of page
pp_edited.jpg

Saiba mais sobre a Escola de Educação Espírita Joana de Cusa (EJOC)

Quem somos? O que fazemos?

Está pronto para descobrir mais sobre nós?! Bem-vindo à Escola de Educação Espírita Joana de Cusa, uma das casas espíritas adesas ao 37ºConselho de Unificação Espírita de São Gonçalo (CEU).

Nosso objetivo é ter um espaço acolhedor e afetuoso onde possamos estudar a doutrina espírita, promover sua divulgação e fortalecer nossa fé diante da vida, de forma a utilizarmos esses conhecimentos como forma de aprimoramento individual e coletivo. Estamos localizados no bairro do Amendoeira, no município de São Gonçalo, em uma área carente. Também por este motivo, temos um forte trabalho social atrelado as nossas atividades.

A EJOC é um grupo pequeno, mas de muito envolvimento e engajamento. Aqui, mais do que uma equipe, formamos a família Joana de Cusa. 

Se é isso que está procurando, se identificou-se conosco, não deixe de entrar em contato para obter mais informações e participar do nosso grupo, que cresce cada vez mais.

Nossa história

Para saber mais sobre nós

Lindo pôr do sol

Início e fundação

A EJOC (nosso apelido) teve sua criação estruturada por um grupo de evangelizadores que entendendo que suas atividades necessitavam de maior dedicação e atenção, ultrapassaram os muros da  instituição que lhes servia de base, renovando, assim, o compromisso com a tarefa.

 O grupo, então, foi buscar abrigo em outras casas-irmãs para desenvolverem a evangelização. Em 7 de outubro de 2000,  sua constituição como um novo grupo religioso ocorreu, dando início a uma longa jornada de trabalho, perseverança e fé.

Ao longo dos anos, a instituição passou por grandes dificuldades. A falta de uma sede própria, gerou várias mudanças de endereço. Em muitos períodos, a ausência de tarefeiros para enriquecer a seara do Cristo, dedicando tempo e força de trabalho à instituição, propiciou uma verdadeira multiplicação dos poucos braços, mentes e corações ali envolvidos. Os recursos também se fizeram escassos, favorecendo, no entanto, o aprimoramento do lado criativo e engenhoso dos trabalhadores à época atuantes.

Bebê que joga com blocos de construção

Sede própria, identidade de trabalho e Arte

O trabalho do Joana de Cusa sempre esteve ligado à ações sociais. Suas sedes sempre localizaram-se em locais de grande vulnerabilidade. Isso contribuiu para que sua identidade de trabalho se construísse com o olhar e prática voltados a atender as necessidades existenciais básicas da comunidade que se servia da instituição. Crianças e jovens integrantes da população de rua, pessoas usuárias de drogas, envolvidas com a criminalidade e famílias de diferentes comunidades puderam contar, em algum momento, com o auxílio da instituição. Outra característica marcante na história da casa, é a utilização da Arte como ferramenta de evangelização e promoção-social. Ela, orientada pela equipe espiritual, serviu, e ainda serve, para ensinar, acolher e educar. Desta orientação, surgiu um dos principais projetos da casa, o CLAREART que, em resumo, visa a promoção de crianças em estado de vulnerabilidade social a uma vida digna por meio da arte.

No ano de 2009, conseguimos conquistar a sede própria graças  a ação de uma das associadas-fundadora. Desde lá, a sede da casa fixou-se no bairro Amendoeira, em São Gonçalo. E lá, a EJOC continua a construir a sua história de amor e luz.

corações

Nome da instituição

O nome de Joana de Cusa surgiu por intuição de uma das tarefeiras da casa. O grupo acabou acolhendo tal sugestão após uma pesquisa sobre a vida desta eminente figura.

Juntou-se ao nome da personagem a expressão "Escola de Educação Espírita" para expressar a principal característica da casa: a de evangelizar almas e corações com base na Doutrina Espírita, atendendo ao contexto da educação integral e holística do ser humano.

bottom of page